Voltar
EIXO 3 – Inovação, Processos e Rede de Serviços
Código da proposta: UFMS em ação-2025-07-202
Visa à modernização dos processos, revisão de normativos e qualificação dos serviços prestados por meio da ampliação da rede credenciada, da melhoria dos fluxos internos e da adoção de soluções...
Visa à modernização dos processos, revisão de normativos e qualificação dos serviços prestados por meio da ampliação da rede credenciada, da melhoria dos fluxos internos e da adoção de soluções tecnológicas que favoreçam a eficiência e a experiência dos usuários. Objetivos vinculados:
Obj. 7 – Modernizar a operação do Programa com apoio de tecnologias da informação.
Obj. 8 – Revisar normativos, processos e fluxos operacionais.
Obj. 9 – Expandir a rede credenciada e os serviços ofertados.
Processo de Credenciamento: Permitir que o prestador de serviços faça o "autoatendimento" no processo de upload dos documentos necessários, onde haverá uma espécie de checklist e o sistema só permitirá o avanço do processo caso todos os itens necessários sejam anexados, a fim de evitar a utilização de emails na análise de documentação e evitar o retrabalho, pois muitos prestadores respondem o email com documentos faltando.
Atualização cadastral: o próprio prestador de serviços deve manter suas informações cadastrais atualizadas via sistema, o qual vai espelhar as informações com a aba do site onde consta a rede credenciada.
Considero necessária e urgente, a revisão da política de ressarcimento limitado à 70% para consultas com especialistas não credenciados na cidade de Aquidauana. A limitação atual prejudica o servidor, pois o programa não oferece profissionais credenciados em várias áreas, forçando-o a arcar com um custo significativo, muito superior ao valor de coparticipação de R$ 30,00 que pagaria se houvesse a opção credenciada.
Sugestão: Considero necessária e urgente, a revisão da política de ressarcimento limitado à 70% para consultas com especialistas não credenciados na cidade de Aquidauana. A limitação atual prejudica o servidor, pois o programa não oferece profissionais credenciados em várias áreas, forçando-o a arcar com um custo significativo, muito superior ao valor de coparticipação de R$ 30,00 que pagaria se houvesse a opção credenciada.
Sugestões: Que as autorizações de exames sejam mais ágeis, tem exames que levam até 20 dias para liberarem. As taxas de exames também estão pesando no orçamento com a saúde. As sessões de fisioterapia com tratamento contínuo sejam automáticos, assim que terminam as 10 sessões, já possa começar outras 10 para continuar o tratamento. Atrair mais credenciados. Que possamos ter um controle por meio do cpf em aplu ativo ou site, das guias em andamento.
É imprescindível uma revisão completa da lista de serviços e da rede de credenciados. A lista atual inclui profissionais, como psiquiatras e endocrinologistas, que não estão mais atendendo a primeira consulta. Adicionalmente, é necessária uma intervenção junto à rede credenciada para otimizar a oferta de horários. O prazo de espera de 3 meses para uma consulta psiquiátrica é inaceitável e compromete a qualidade do atendimento.
Designar servidores para o Pás, responsáveis por visitar os Câmpus fora da sede e propor novos credenciamentos com clínicas e profissionais de saúde, em especial para atendimentos de especialidades, dentistas, entre outros .
Possibilidade de acompanhar o período de autorização dos exames solicitados por algum aplicativo ou site, através do CPF ou código do beneficiário, podendo verificar prazo, recebimento do pedido, entre outras demandas envolvidas.
Credenciar novamente o Hospital Proncor Centro
Considero necessário rever a política de ressarcimento limitado quando se referir a serviços prestados aos autistas beneficiários, pois atualmente vai diminuindo a porcentagem de ressarcimento, 70% para 50% para 30% conforme o número de sessões realizadas como tratamento de pessoas com TEA, visto que o tratamento é continuo e não de alguns meses, principalmente em crianças que necessitam de diversas terapias para o adequado desenvolvimento.
Sugere-se a alteração das normativas do PAS para incluir a cidade de Dourados entre aquelas autorizadas para fins de ressarcimento. Isto, pois, Dourados é a segunda maior cidade do Estado de Mato Grosso do Sul, com ampla oferta de serviços de saúde, e está localizada estrategicamente próxima aos câmpus de Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, sendo que sua inclusão ampliaria significativamente a rede de atendimento e beneficiaria diretamente os servidores lotados nessas unidades, promovendo maior equidade e eficiência no acesso à assistência à saúde.
Apoio a inclusão de Dourados devida a proximidade com vários campus da UFMS e a ampla rede para oferta de serviços na área da saúde.
Sugestão: realizar convênios com Hospitais Universitários de outros Estados para ampliar os atendimentos para quando estivermos de passagem por cidades fora de MS.